A Associação Desportiva "Os Limianos" foi fundada em 5 de Janeiro de 1953, com o intuito de fomentar o desenvolvimento e a prática de todos os desportos em geral e do futebol em particular.

Faziam parte da Comissão Fundadora João Matos Maia, Epifânio Morais, Ramiro L. Amorim e António Dias Rebelo, aos quais se juntaram, posteriormente, Tarquínio Vieira e José da Silva (sócios fundadores). Nessa altura, foi solicitado ao então presidente da Câmara Municipal, Dr. Filinto de Morais (sócio fundador), a realização de obras de melhoramento no Campo do Cruzeiro, único recinto de jogos existente na vila, de modo a dotar o espaço de condições mínimas para a prática do futebol. Para o efeito, em muito contribuiu Ramiro Amorim, empresário, que efectuou grande parte das obras tendo, desta forma, possibilitado a realização dos jogos do campeonato distrital na época de 1953/54.

Os estatutos da Comissão Fundadora, que vigoraram até 1999, foram discutidos e elaborados durante a 2ª reunião da dita comissão, tendo sido aprovados em assembleia-geral e igualmente aprovados por Despacho Ministerial de 23 de Abril de 1953. O excerto de aprovação foi publicado no Diário do Governo nº 100, III série, de 28 de Abril de 1953.

Segundo esses "Estatutos da Associação Desportiva Os Limianos" a administração da Associação encontrava-se confiada a uma direcção, composta de um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro, um primeiro secretário, um segundo secretário e dois vogais.Na 1ª assembleia-geral, de 24 de Maio de 1953, realizada na sede da Associação Desportiva "Os Limianos", situada no Largo da Lapa, na designada "Casa da Roda", foram eleitos os primeiros órgãos sociais do Clube, cuja direcção foi liderada por Epifânio Rodrigues de Morais.

Na sequência desta eleição, e na mesma assembleia-geral, foi deliberado dissolver a Comissão Organizadora, logo que os novos corpos tomassem posse.Os primeiros Corpos Gerentes da Associação Desportiva “Os Limianos”, ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral - Presidente, Dr. Filinto Elysio de Morais; Vice Presidente, D. António Abreu L. M. Pereira Coutinho; 1º Secretário, Júlio Fernandes de Carvalho e 2º Secretário, Rogério de Sousa Guerra.

Direcção - Presidente, Epifânio Rodrigues de Morais; Vice-Presidente, João Matos Maia; Tesoureiro, António Dias Rebelo; 1º Secretário, Ramiro Luís de Amorim; 2º Secretário, Tarquínio de Sousa Vieira; Vogais, Sílvio da Conceição Pereira Ferraz e Óscar de Passos Pereira Ferraz; Substitutos, António Gomes da Silva, Manuel Alves Martins e Jorge Braga Gonçalves.

Conselho Fiscal - José Pereira de Magalhães Júnior, José Vieira, José Maria Gonçalves Marinho e Claudino Pereira Martins.

 

Notas de publicação

GONÇALVES, João Carlos - "Os Limianos" e a história do futebol em Ponte de Lima. Câmara Municipal de Ponte de Lima: Ponte de Lima, 2013. 442 p. ISBN 978-972-8846-42-8

Um website emjogo.pt